Nome científico: Theobroma cacao L.
Família botânica: Sterculiaceae
Origem: Brasil – Região Amazônica
O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e sua origem é América do Sul e Brasil. Pode atingir até 6 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). O cacau é a principal matéria-prima do chocolate. É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
Árvore de altura mediana com até 6 m de altura, muito ramificada. Folhas longas com até 35 cm de comprimento e pendentes. Flores brancas, amarelas a róseas, reunidas em grupos, surgindo do caule, no período de dezembro a abril.
É uma espécie nativa da floresta tropical úmida americana. Possui uma casca rígida. Contêm em seu interior as sementes envolvidas por uma polpa branca, mucilaginosa e açucarada. As sementes são utilizadas na produção de chocolate.
Ele é rica em Fibras, Teobromina, Tanino, Proteínas. Contém os seguintes minerais: Ferro, Fósforo e Cálcio, Vitamina B, Tiamina,
O Estado da Bahia é o maior produtor do Brasil.
Tabela Nutricional do Cacau (fruta)
Quantidade 100 gramas
Água 79,2%
Calorias 74Kcal
Proteína 1,0g
Carboidrato 19,4g
Fibra Alimentar 2,2g
Colesterol n/a
Lipídios 0,1g
Ácido Graxo Saturado n/a
Ácido Graxo Mono insaturado n/a
Ácido Graxo Poli insaturado n/a
Cálcio 12mg
Fósforo 9,0mg
Ferro 0,3mg
Potássio 72mg
Sódio 1mg
Vitamina B1 0,25mg
Vitamina b2 -
Vitamina B6 0,04mg
Vitamina B3 -
Vitamina C 13,6mg
0 comentários:
Postar um comentário