Nome científico: Psidium araca Raddi.
Árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas.
Folhas simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.
As flores são hermafroditas, pequenas, brancas esverdeadas.
É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Polpa esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática e adocicada. Contêm muitas sementes reniformes em seu interior. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros.
Frutificação: primavera e verão.
Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. Tem também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnudas e menos valiosas economicamente. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.
Há vários tipos como: araçá – branco, araçá – verde, araçá – vermelho, araçá – amarelo, araçá – do campo, araçá – boi.
Possui muitos minerais, como o Cálcio, útil na prevenção e combate á osteoporose, o Fósforo ótimo para o celebro e o descanso mental, o Ferro que combate a anemia.
A casca contém tanino que é ótimo antidiarreico e Fibras. É calmante.
Tabela Nutricional do AraçáQuantidade 100 gramas
Água 84%
Calorias 247Kcal
Proteína 20g
Fibra 15g
Cálcio 85mg
Fósforo 69mg
Ferro 98mg
Potássio 196mg
Vitamina A 21mg
0 comentários:
Postar um comentário